Periodontologia

Periodontologia tem como objectivo o diagnóstico, tratamento e prognóstico das doenças do periodonto (gengiva, osso, dente e ligamentos), sendo estas as estruturas que suportam os dentes.

Sendo a gengivite e a periodontite, as doenças mais comuns afectando grande parte da população.

O sangramento gengival e a inflamação são 2 factores muito presentes e indicadores de doença periodontal.

Numa primeira fase o sangramento é abundante e constante (gengivite) podendo ser totalmente tratado com facilidade. Mas quando não tratada pode evoluir para uma fase crónica e mais grave, denominada de periodontite, causando perda óssea e consequente mobilidade e perda dos dentes. Nesta fase mais grave um dos sintomas mais característicos além da mobilidade dentária é a perca ou recuo gengival, sendo cada vez maior a exposição das raízes dos dentes, sendo fundamental o tratamento e posterior acompanhamento e manutenção de todo o processo de reabilitação.

Principal tratamento periodontal

O principal tratamento é feito por si, uma boa, correcta e regular escovagem de dentes vai reduzir substancialmente o risco de doença periodontal, e com acompanhamento semestral por parte dos nossos clínicos, pode reduzir muito o aparecimento de qualquer patologia gengival, evitando assim todos os problemas que acabam sempre, e nos casos mais graves, na perda de um ou todos os dentes.

Cada vez mais com técnicas locais e pouco evasivas pode com um dos nossos clínicos fazer um exame periodontal, onde será medida a profundidade do sulco gengival em 6 pontos distintos à volta de cada dente, para posterior análise e planeamento das zonas a tratar.

Manutenção periodontal

Além da sua higiene oral, uma visita semestral para total remoção da placa bacteriana (limpeza do tártaro sub-gengival) é fundamental para uma correcta prevenção depois da total reabilitação das zonas afectadas.

Motivos para uma visita à dentalpower

Marcação Consulta Esclareça as suas dúvidas Periodontologia